quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ceulp-Ulbra e Colégio Militar de Palmas formalizam parceria beneficiando futuros jornalistas


Durante 2011, acadêmicos do curso de Comunicação deverão aplicar técnicas de assessoria e auxiliar os estudantes no descobrimento e na implantação de produtos jornalísticos, nas relações públicas e publicidade e propaganda


Luiz Henrique Machado


Oito acadêmicos do curso de Comunicação do Ceulp-Ulbra - Centro Universitário Luterano de Palmas, deram início dia 31, à execução do Projeto Enfoque. A ideia é da própria Universidade, que encontrou no Colégio Militar de Palmas um forte parceiro para o trabalho. Um dos principais focos da proposta é a área de Assessoria de Comunicação e durante 2011 a turma deverá conhecer o Colégio e ainda desenvolver estratégias e executar ações com produtos jornalísticos, relações públicas e publicidade e propaganda com ajuda dos estudantes da instituição militar.

O primeiro encontro dos universitários foi com a sub diretora do Colégio, Capitã Carmem, acompanhados da professora mestre Valdirene Cássia, que ministra a disciplina de Assessoria no curso de Comunicação do Ceulp-Ulbra. A oportunidade serviu para as explicações em torno do projeto e para um tour na instituição, que funciona baseado num acordo estabelecido até 2012 entre a Secretaria de Estado da Educação - Seduc, e a Polícia Militar. Pelo acordo, o ensino médio e o ensino profissionalizante atuam integrados garantir a formação de técnicos em informática ou músicos.

Valdirene Cássia não esconde as boas expectativas em torno dos resultados que a parceria poderá gerar para os acadêmicos e para o Colégio Militar. “Nossa expectativa é proporcionar aos alunos, com a prática do estágio, uma imersão na cultura da comunicação integrada e prepará-los para um mercado cada vez mais competitivo e com critérios de seleção voltados à experiência profissional”, destacou.

Otimismo não falta também da parte da sub diretora. “Nossa expectativa é que vocês nos ajudem a mapear as necessidades de comunicação [do Colégio Militar]”, afirma a Capitã, reconhecendo que a instituição tem grandes desafios na formação de líderes e na construção de bons relacionamentos com a comunidade.

Disciplina

O Colégio Militar conta atualmente com 1.020 estudantes. O regime é integral e as regras bem diferentes: o aluno só entra uniformizado, bate continência quando encontra os oficiais militares que atuam na instituição, é proibido de deixar o interior da Instituição e não pode entrar com alimentos. O Colégio oferece café da manhã, almoço e lanche.

As matérias são aplicadas por professores civis, contratados pela Seduc. Como disciplina é palavra de ordem na instituição - atrativo de peso na esolha de centenas de pais - o comportamento dos alunos é observado de perto e  quando algo está fora das regras logo vem a orientação. A camiseta fora da calça ou o cabelo penteado de forma estranha também não passam despercebidos. “Todos os estudantes entram aqui com um conceito que tem pontuação. Conforme as ações, essa pontuação pode aumentar ou cair”, explica a sub diretora.

Uma Coordenação Disciplinar, composta de 12 pessoas, alguns militares, é responsável pelo acompanhamento  e aconselhamento dos jovens estudantes. Quando a situação atinge o nível crítico os pais são chamados para a conversa.

Mas nem tudo é tão rígido e os bem intencionados tiram as regras de letra e levam para a vida o que há de melhor. Aliás, o Colégio Militar é o mais bem estruturado do Estado. Conta com quatro laboratórios de informática, 25 salas de aula e o único complexo esportivo de Palmas, com piscina. Ainda há um ginásio poliesportivo coberto, um campo de futebol com arquibancadas, um auditório e tem um refeitório grande em construção.

O grupo de estudantes é formado por Rodrigo Correia, Victor Morais, Luiz Henrique Machado e Laureane Ugalde (de Jornalismo) e Paulo Cézar, Taína Dourado, Gustavo e Lázaro (Publicidade Propaganda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário