O acervo tem 28 aparelhos de diferentes modelos e épocas. Entre as peças, muitas são desconhecidas do grande público
Luiz Henrique Machado
Entre os dias 2 e 6 de maio, no hall do Ceulp-Ulbra, a história do rádio no Brasil será contada de forma diferente e, porque não dizer, com certa nostalgia. Intitulada “Rádio, dos primórdios à atualidade”, a Exposição aberta a todos os públicos apresentará um acervo com 28 aparelhos. O evento faz parte da programação de lançamento da Rádio Ulbra Palmas do curso de Comunicação Social e as visitações poderão ocorrer nos períodos da manhã, tarde e noite.
Em meio às peças da exposição estarão modelos que deixaram de ser fabricados há cerca de vinte anos. Em muitas residências, aparelhos como os que serão expostos,. eram mais que peças de decoração sobre a mesa da sala ou da cozinha, eram a companhia das donas de casa durante seus afazeres e o meio de comunicação pela qual ouviam as radionovela, os musicais ou as notícias, que se transformavam em atrações para completar o dia.
A exposição “Rádio, dos primórdios à atualidade” é organizada por alunos do Curso de Comunicação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) do Ceulp-Ulbra. Na mostra, o visitante viverá uma espécie de reencontro com as lembranças da época e também com os modelos do tempo em que o Brasil construía sua identidade e, à medida do que era autorizado pela censura, o veículo divulgava as mais diferentes formas de manifestações culturais.
O acervo, por si só, é uma aula de história, sobretudo para parte dos jovens que hoje vive no tempo da internet, da web rádio, do iphone e do mp3, sem se quer ter conhecido o que foi mania para tantas gerações como o maior veículo de comunicação de massa do Brasil.
Detalhes
Data: 2 a 6 de maio de 2011
Horários: Integral
Local: hall de entrada (piso).
Entrada gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário